sábado, 6 de agosto de 2011

O CARÁTER DE UM LIDER

O homem sem caráter maquina o mal, suas palavras são um fogo devorador. (Provérbios 16:27)


O caráter é formado sobre a estrutura ética do indivíduo. Quando essa ética é duvidosa ou se flexiona de acordo com as circunstâncias, o caráter perde sua solidez e passa a ser moldado pelas conveniências. Sendo assim, o caráter do lider precisa da consistência de uma rocha.


Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado! 
(Salmos 15:1-5)


  

Solidez é a principal característica da ética e do caráter de um líder. Se ele é capaz de resistir à volatilidade do conceito de ética da sociedade e manter a firmeza de seu caráter, será i exemplo que todos os liderados anseiam ver e ter.

E de coração íntegro Davi os pastoreou, com mãos experientes os conduziu. (Salmos 78:72)

 
Um simples arranhão no caráter pode comprometer sua posição. Como sua influência é baseada no seu caráter, menor descuido ou desvio é suficiente para comprometer sua imagem. Todos são seres humanos sujeitos a falhas e pecados mas isso não significa que possa haver tolerância total com seus erros só pelo fato de ocupar um cargo de liderança, líder é muito mais cobrado porque sua responsabilidade é maior; seus liderados se espelham nele.

Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; (Tito 2:7)

Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo. (Timóteo 3:1-7)

Mas e quando esse líder comete um erro, esse pode ser restaurado? Sim! A admissão do erro, a confissão e o perdão constituem um processo legítimo, e nada impede que o líder recupere a dignidade de sua condição anterior. Mas ele pode ter que conviver pelo resto da vida com as marcas que aque desvio de caráter produziu.

Desta forma, é fundamental que zele o tempo todo por seu caráter para que não tenha de, no futuro, pagar um preço amargo por um descuido "aparentemente" inofensivo. A liderança do futuro só poderá ser exercida por pessoas de caráter, pois estes farão a verdadeira diferença!

Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna. (2 Timóteo 3:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Seja Bem vindo aqui você poderá deixar seu comentário, por favor não serão permitido xingamentos e falta de educação aqui, Obrigado

COMENTE AVONTADE