quinta-feira, 28 de julho de 2011

SEJA UM GIDEÃO

Muitos são chamados, mas poucos, os escolhidos (Mateus 22.14)

 

Sabemos que Deus suscitou líderes em Israel, em diferentes ocasiões, sob diferentes situações. Contudo, a chamada de Gideão foi um caso à parte, haja vista o anjo do Senhor, que provavelmente era o próprio Senhor Jesus, ter ido pessoalmente ao encontro dele.
A aparição do Senhor na chamada de Gideão mostra que ele tinha algo que o diferenciava de seus antecessores. Deus não apareceu para todos os que escolheu. Somente alguns tiveram este privilégio, dentre os quais podemos citar Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e Josué.
Gideão faz parte dessa lista especial porque o coração dele palpitava de acordo com a vontade de Deus. A profunda expressão de revolta e indignação dele era, na realidade, a mesma de Deus.
O sofrimento e a dor de um povo desperta, naqueles que são chamados, o sentimento que Deus tem pela humanidade, ou seja, revolta contra situações injustas, desfavoráveis, desiguais. Quando alguém sente essa mesma dor de Deus, é sinal de que tem a sua chamada. No diálogo com o anjo, Gideão manifestou o que Deus tinha no coração, ou seja, revolta e indignação pela calamidade imposta pelos inimigos ao povo d’Ele. Por isso, Deus esteve pessoalmente com Gideão.
Contudo, eis a atitude daquele homem:  






“Respondeu-lhe Gideão: Ai, Senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isso? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas?” (Juízes 6.13)

Aos olhos de Gideão, não era admissível aceitar a crença num Deus Onipotente e viver oprimido pelos inimigos. Como era possível crer em um Deus Todo-Poderoso e viver nos limites do desespero e da dor? Só mesmo uma fé destituída de inteligência pode combinar a crença em Deus com a fome e a miséria; com as dívidas e os lares destruídos, enfim, com a desgraça total.


Chegou o dia da grande batalha (Juízes 7). Gideão conduziu seu exército de 32.000 israelitas para o campo de conflito contra 135.000 midianitas. Sua desvantagem militar era de 4 contra 1! Deus não deixou Gideão entrar na batalha com este número de soldados. Em duas etapas, ele diminuiu a força militar de Israel. Primeiro, 22.000 voltaram para casa, e os midianitas ficaram com uma vantagem de 13,5 contra 1. Na segunda etapa, Deus mandou embora mais 9.700 israelitas, deixando Gideão com apenas 300 soldados. Para vencer o inimigo, cada soldado israelita teria que vencer 450 do inimigo!
Deus, na sua perfeita sabedoria, tinha um propósito bem definido nesta redução das forças militares de Israel. Ele mandou seu exército à batalha com uma desvantagem tão grande que ninguém poderia dizer: "A minha própria mão me livrou" (Juízes 7:2). Usando uma estratégia que não fez nenhum sentido, em termos militares, a pequena banda de israelitas venceu o exército dos midianitas.
Até hoje, muitas pessoas não aprenderam esta lição. Confiam em números, achando que grandes multidões são evidência da aprovação de Deus. Dependem de estratégias e táticas humanas e carnais para alcançar alvos de crescimento de igrejas. E, no fim, se gabam em seus relatórios, destacando os grandes feitos de homens. Muitos missionários e outros líderes religiosos, como os midianitas, confiam nos grandes números e nas táticas humanas (igrejas promovendo atividades não espirituais para aumentar sua freqüência, ensinando mensagens diluídas que parecem mais relevantes aos seus ouvintes carnais do que a mensagem da cruz, destacando edifícios impressionantes para atrair pessoas que não aceitariam a chamada simples de um Salvador humilde, etc.)
Mas, os verdadeiros servos de Deus não desviarão para tais caminhos errados. "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17:5). "Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo" (Gálatas 6:14). "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31).

Gideão será lembrado eternamente como exemplo de fé (veja Hebreus 11:32). A grandeza desse homem não se encontra na sua força física, nem na sua inteligência, nem na sua auto-confiança. A Bíblia não comenta sobre sua aparência física nem sobre seu jeito de falar. Gideão se destacou na História, não por ser um grande homem, mas por ter um grande Deus. Deus é capaz de transformar os fracos, os tímidos e os abatidos para dar grandes vitórias ao seu povo. Como Gideão disse: "O Senhor vos dominará" (Juízes 8:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Seja Bem vindo aqui você poderá deixar seu comentário, por favor não serão permitido xingamentos e falta de educação aqui, Obrigado

COMENTE AVONTADE